domingo, 8 de maio de 2011

Boiadeiros II

São espíritos hiperativos que atuam como refreadores do 
baixo astral, e são aguerridos, demandadores e rigorosos 
quando tratam com espíritos trevosos.


O símbolo dos boiadeiros são o laço e chicote que, em 
verdade, são suas armas espirituais e são verdadeiros 
mistérios, tal como são as espadas, as flechas e outras 
“armas” usadas pelos espíritos que atuam como refreadores 
das investidas das hostes sombrias formadas por espíritos 
do baixo astral.


Da mesma maneira que os pretos-velhos representam a 
humildade, boiadeiros representam a força de vontade, 
a liberdade e a determinação que existe no homem do 
campo e sua necessidade de conviver com a natureza e 
os animais, sempre de forma simples, mas com uma 
força e fé muito grande. São habilidosos e valentes.


São regidos por Iansã-Oyá e Ogum, tendo recebido da 
mesma autoridade de conduzir os eguns da mesma forma 
que conduziam sua boiada, onde levam cada boi 
(espíritos) para o seu destino, e trazem os bois 
que se desgarram (obsessores, kiumbas e etc) de 
volta ao caminho do resto da boiada (o caminho do bem).


Suas maiores funções não as consultas como as dos 
pretos-velhos, nem os passes e as receitas de remédios 
como os caboclos, e sim o “dispersar de energias” aderida 
aos corpos, paredes e objetos. É de extrema importância 
esta função, pois enquanto os outros guias podem se 
preocupar com o teor das consultas e dos passes, 
os boiadeiros “sempre” estarão atentos à qualquer 
alteração de energia do local 
(entrada de espíritos negativos).


Portanto quando bradam em tom de ordem como se estivessem 
laçando seu gado, estão na verdade ordenando os espíritos 
que entraram no local a se retirarem, assim “limpam” o 
ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, 
já que as presenças desses espíritos muitas vezes interferem 
nas consultas de médiuns conscientes.


Esses espíritos atendem os boiadeiros pela demonstração 
de coragem que os mesmos lhe passam e são levados por 
eles para locais próprios de doutrina. Com seus chicotes 
e laços vão quebrando as energias negativas e descarregando 
os médiuns, o terreiro e as pessoas da assistência. 
Outra grande função de um boiadeiro e manter a disciplina 
das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da 
casa ou consulentes.


Eles nos ensinam a força que o trabalho tem e que o 
principal elemento de sua magia é a força de vontade, 
fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta.


É uma linha poderosa e muito numerosa no mundo espiritual 
e seus caboclos atuam nas sete linhas de Umbanda, 
e são descritos como Caboclos da Lei.






Atabaques : Dentro da ritualistica de Umbanda existe 
um elemento de grande importância que é a Curimba formada 
por médiuns que se dedicam ao estudo dos cânticos 
ritualísticos.


Há uma grande influência dos boiadeiros no trabalho da 
curimba,pois eles regem suas forças e fundamentos.


Os atabaques são formados basicamente por três elementos 
da natureza: Animal (couro) , Vegetal (madeira) , 
Mineral (ferragens) . Estes elementos por sua vez 
encontram-se no ambiente (reino) natural destas entidades 
e a força da curimba no terreiro está justamente em conseguir 
dissipar as energias negativas, inibir a ação de obsessores 
e desagregar miasmas e larvas astrais que estejam impregnados 
no ambiente de trabalho conseguindo com isso um êxito maior.






Ervas de Boiadeiro: Alecrim do Campo, Capim-Manteiga, 
Cravo da Índia, Folha de Manga, Gravata e Chapéu de Couro. 


Saudação: Getuá Seu Boiadeiro!


Oração a Boiadeiro






Ó Deus salve o oratório (bis)


Onde Deus fez sua morada, oiá meu Deus 


Onde Deus fez sua morada , oiá


Onde mora o cálice bento (bis)


E a hóstia consagrada oiá meu Deus 


E a hóstia consagrada oiá


De Jessé nasceu a vara (bis)


Da vara nasceu a flor oiá meu Deus


Da vara nasceu a flor oiá


E da flor nasceu Maria (bis)


De Maria o salvador oiá meu Deus


De Maria o salvador oiá.






Pontos de Boiadeiro






Me chamam de boiadeiro


Não sou boiadeiro não


Eu sou laçador de boi


Boiadeiro é meu patrão


Getuâ,Getuâ






Abre a porta minha mãe.


Deixa boiadeiro passar (bis)


Ele vem de muito longe minha gente


Pra nos ajudar (bis)






Chetruá....chetruá


Laço de laçar meu boi


Chetrua....chetrua


Eu laço um e pego dois


Chetrua...chetrua


O meu laço é de laçar


Chetruá....chetruá


Meu boi fugiu mandei buscar


Chetruá....chetruá






Ô Sr. Juiz


Quem lhe chamou fui eu


Na hora da firmeza Getruá


O grito que o Sr. Deu (bis)






Cadê a minha corda


De laçar meu boi


O meu boi fugiu


Eu não sei pra onde foi (bis)










Olha a ponta do laço vaqueiro


Oi vem topa, oi vem topa


Na porteira do curral (bis)


(Retirado de  UMBANDA CAMINHO DA FÉ http://umbandacaminhodafeumbandasemmisteri.blogspot.com/2008/10/linha-de-boiadeiros.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário