domingo, 8 de maio de 2011

Umbanda (segundo Carlos C Paes)

Introdução


Aqueles que já conseguiram erguer um pouco o véu do conhecimento e encontrar meios para o seu aperfeiçoamento espiritual devem partilhar, até onde é possível, aquilo que descobriram e adotaram como verdade.
O que já alcançamos, embora nos pareça pouco, representará muito para os que nada têm e vivem debatendo-se em crenças errôneas, angústias, ignorância e preconceitos, procurando dignidade, sentido e coerência para o seu caminho espiritual. Estamos preocupados com os que caminham tropegamente pelos atalhos, procurando a mesma estrada que já encontramos, e a estes é dedicado esse pequeno trabalho. Talvez o tempo perdido batendo em portas falsas venha a desiludi-los de tal modo que não mais acreditem num portal que lhes seja aberto por alguém de boa vontade.
Nossa missão é, portanto, aqui e agora. A herança mais valiosa que poderemos deixar nessa existência será o grau de aperfeiçoamento e conhecimento que tivermos conseguido e transmitido ao nosso semelhante.
A intenção dessa página, que reúne parte dos assuntos ministrados em aula aos membros do Templo e Escola Umbandista Luz de Aruanda, é a de ser uma pequena semente que, se Oxalá permitir, germinará no interior de alguns e se transformará numa grande árvore de conhecimento.
Torna-se difícil conceituar, em poucas palavras, as bases principais da Umbanda que praticamos e cada aspecto será desenvolvido posteriormente com riqueza de detalhes. Mas, fundamentalmente, a nossa Umbanda se baseia:


na existência de um Deus, Único, incognoscível, Criador, Onipresente, origem de todas as vibrações;
na existência de Jesus, o Cristo, a quem chamamos Oxalá, modelo de perfeição e conduta que buscamos alcançar;
na existência de vibrações no Universo que denominamos Orixás;
na existência de entidades espirituais que se encaixam nessas vibrações;
na existência de planos espirituais de evolução;
na existência do espírito, sobrevivendo ao corpo físico do homem, em caminho de evolução e buscando aperfeiçoamento;
na reencarnação e na lei kármica de causa e efeito;
na prática da mediunidade sob as mais variadas apresentações, tipos e modalidades;
na prática da caridade material e espiritual como meio de evolução;
na crença de que o homem vive num campo de vibrações que influem em sua vida e que essas vibrações podem ser manipuladas quer para o seu próprio bem, como fazemos, ou para o seu próprio mal, como combatemos.
Tudo isso é Umbanda, religião de fé, luz, caridade, esperança e, primordialmente, de amor ao próximo.


Nossos agradecimentos aos babalorixás Paulo Newton de Almeida e Raul d'Almeida (in memoriam), respectivamente o babalorixá-chefe e o ex-pai-pequeno do Templo Umbandista A Caminho da Luz, que plantaram em nós essa mesma semente que agora procuramos multiplicar.


Sincera e fraternalmente
Carlos C Paes - Babalorixá-chefe do Teu Lar
http://umbanda.sites.uol.com.br/introducao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário