domingo, 8 de maio de 2011

Lendas - Oxum Apara

Oxum Opará
   Em uma época onde os deuses viviam na terra, na região da Nigéria existiu duas jovens irmãs: Oxum e Iansã.
   Oxum era deusa do ouro e da prata e tinha poderes sobre o ocultismo, Iansã por sua vez era deusa dos raios, tendo assim poderes sobre eles. Oxum carregava consigo o espelho que mostrava toda verdade oculta. Um belo dia Iansã muito curiosa, pegou o espelho e olhou, viu que era mais bonita que Oxum. Toda aldeia ficou sabendo disso e Oxum ficou muito brava.
   Resolveu dar uma lição em sua irmã, colocou em seu quarto outro espelho, esse mostrava o lado ruim das coisas. Iansã percebendo a troca foi novamente olhar, ficou chocada com o que viu, em vez de ver sua imagem viu um monstro horrível. Entrou numa tristeza profunda e acabou morrendo.
   Os deuses mais velhos descobriram a vingança de Oxum, decidiram castigá-la.
   Oxum carregaria Iansã em seu corpo eternamente, seis meses seria Oxum com todas suas características e os outros seis meses seria Iansã. Oxum Opará tem em uma das mãos o espelho e na outra a espada que representa Iansã, dizem que ela é uma deusa guerreira e anda ao lado de Ogum, o deus do ferro e da estrada.

3 comentários:

  1. Minha mãe oxun te amo como as ondas do mar na bruma das ondas eu acho o meu refrigério se algum irmão ou irmã ler essa menssagem, que me mande uma menssagem, pois estou precisando muito.
    meu agô de benan, uma luz no fim da candeia.
    me ajudem!ajudem omi olocan éssa é minha diginá.
    preciso de ajuda, okolofé iolorum.
    Jennyfer de oxum apara oju.

    ResponderExcluir
  2. SALVE MINHA MÃE OXUM OPARÁ! FOI NO FINAL DESSE ANO QUE TIVE A CERTEZA DE SABER QUE SOU VOSSO FILHO, APESAR DE JA ESTAR COM 54 ANOS,MAS MUITO ME ALEGRA SABER QUE SOU FILHO VOSSO.OBRIGADO MINHA MÃE! POR ATURAR ESSE FILHO TÃO TEIMOSO, QUE VIVI UMA VIDA INTEIRA SEM SABER QUEM É MINHA MÃE, PERDÃO, SO VOS PEÇO; POR FAVOR, NÃO ME DEIXES SOZINHO POIS MESMO TER SABIDO TÃO TARDE SOU INTEIRAMENTE GRATO, E TE AMO MUITO MUITO MESMO! SALVE MAMÃE OXUM OPARÁ! POR FAVOR MINHA MÃE AJUDE O MEU SOBRINHO A SE ENCONTRAR E TIRE DA MENTE DELE TUDO QUE NÃO FOR BOM PARA ELE, DESDE AGORA E SEMPRE;AGRADECIDO. TE AMO! SALVE, SALVE, SALVE MAMÃE OXUM OPARÁ!

    ResponderExcluir
  3. Oxum minha mãe,ora yêyêooo eu te amoooo
    Deusa linda

    ResponderExcluir