sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia de Preto Velho

13 de Maio Dia dos: 


PRETOS VELHOS






As correntes de Pretos Velhos são esplendorosas. Eles representam todos os espíritos de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente. 


Eles chegaram ao Brasil, como escravos, sendo traficados pelos feitores que escolhiam para venda os jovens e os mais fortes. 


Os Pretos Velhos, formam uma Falange ou Linha de Almas, pois são originários dos escravos no cativeiro, onde viviam amontoados em senzalas, alimentando-se sempre de restos das comidas dos brancos, sendo submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho forçado, sofrendo atrocidades e torturas de todas as formas, sendo que somente os mais fortes sobreviviam. 
Apesar de tudo, estes povos renegados pela sorte, trouxeram dentro de suas entranhas e espírito, a ciência e a sabedoria de seus ancestrais, empregando seus dotes no uso das ervas, plantas, raízes e tudo ou mais que estava disponível no lugar, encontrado na natureza. Mesmo contando com a religião, suas cerimônias e cânticos, esses homens humanamente, não poderiam resistir à erosão que o grande mestre, o tempo, produz sobre o invólucro carnal, como todos os mortais. Mas a mente não envelhece, apenas amadurece. Para a prática dos cultos, que logicamente era escondida na senzala, pois seus donos, os senhores feudais, eram católicos extremistas (pela suas tradições trazidas da Europa - Portugal), obrigavam os escravos a aprender sua religião e adorar seus santos. Este fato agredia mais ainda sua subjugada capacidade de reação, para eles poderem praticar o culto trazido de seus ancestrais, nas senzalas onde faziam as ocultas, e para amenizar suspeitas, nomeavam seus Deuses Orixás, com nomes dos santos católicos, que mais se pareciam. 


O tempo passa o trabalho de sol a sol, degrada esta gente negra aniquilando-os. O final desta jornada é a morte física, carnal, onde se encerra neste planeta Terra sua missão.


Porém, eles voltaram, agora com uma missão diferente, onde eles precisavam evoluir ainda mais no outro plano, que é o espiritual, bem como, ajudar aos aqui encarnados a evoluírem. Os Pretos Velhos, têm uma característica muito própria de linguajar, quando de sua incorporação em um médium, com uma forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terra, senta-se com a dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo toco que havia nas senzalas. 


Os Pretos Velhos ainda fumam cachimbo de barro ou de madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o português. 


Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam independentes de sua cor, idade, sexo, raça e de religião. 


E assim são os Pretos Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos que necessitam da cura, dos ensinamentos, dos caminhos para pessoas e, também para espíritos sem luz. 


Não se engane, por trás desta simplicidade, humildade e bondade de um Preto Velho, reside um espírito de grande sabedoria e evolução espiritual.


Salve a todos os Pretos Velhos, que Deus os ilumine e os abençoem. A todos os que trabalham nesse mundo, e no outro plano com muito Amor. 






ORAÇÃO DOS PRETOS VELHOS 
Vovó CambindaPai João D'angolaVovó Maria CongaPai José


"Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dai Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratique sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem como, o Vosso Reino. Senhor perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dai Senhor, àqueles que sofrem, a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria. Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh! Meu Pai Santíssimo! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dai Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre... Amém".


_____________________________

omemora-se no dia 13 de Maio, o dia dessas queridas e amadas entidades de Umbanda. São eles, negros que ao Brasil foram trazidos e escravizados para benefício de uma minoria.

Eram de muitas raças diferentes, povos distantes e até desconhecidos e mesmo assim passaram por tantos sofrimentos longe de casa, da família etc.

Eles nunca abandonaram a fé em seus Deuses (Orixás), ela era inabalável e assim para que não sofressem represálias da Igreja Católica e dos Senhores de Engenho, criaram o que chamamos de Sincretismo Religioso, para "maquiar" os seus Orixás, como exemplo Ogum que virou São Jorge.

Atualmente o Candomblé não aceita que se trabalhe com essas entidades, sendo elas entidades basicamente de Umbanda. Trabalham na linha de Omulú (Obaluayê) e de Nanã Buruquê.

A falange das Almas abrange os Pretos Velhos e Pretas Velhas.

Seu Habitat: Cemitérios e Matagais

Sua cor na umbanda: Preto e Branco

Sua comida é : Rapadura, Feijão preto, Mingau das Almas, Fumo de rolo e Agrião

Suas flores: Margaridas Brancas de todas as espécies e tamanhos

Dia da Semana: Segunda-feira

Sua Bebida: A mais comum é o café amargo (sendo frio ou quente)



                  Sua saudação:

                            

                 Adorei as Almas!



       

Ponto de são Benedito

Oh! que santo é aquele

Que vem acolá ?!

É são Benedito,

Que vem ajudá!

Oh! Que santo é aquele que vem acolá?!

Que vem acolá?!

É são Benedito,

Que vem trabalhá.



Ponto da Vovó Cambinda 



Segura o touro, Cambinda

Amarra no mourão.

Segura os inimigos Cambinda

Amarra no mourão.

Os inimigos são perigosos, Cambinda

Amarra no mourão.

Oi corre, corre minha gente, auê

Que ai vem o boi tatá, auê

Porteira velha pegou fogo, auê

Pra não sair no mundão,

Segura o touro Cambinda,

Amarra no mourão.

Olha que eles são bravos, Cambinda.

Auê, auê...



     Ponto da Vovó Engrácia

( irradiação com Oxum)   

É e é...

Ela é de umbanda também.

Aí vem vovó Engrácia, (bis)

Pra seus filhos fazer bem.



Ponto de Prêto velho

Que nossa senhora

Te cubra com o véu,

Que são Pedro te abra,

As portas do céu.



Ponto da Vovó Catarina

Vovó Catarina o dia vem,

A senhora é quem sabe e,

Mais ninguém,

Vovó Catarina,

Olha seus filhos

No gongá,

A senhora é quem

Sabe e mais ninguém. (bis)



Ponto de Chico Prêto



Todo mundo qué, qué, qué, qué,

Chico Prêto quimbandeiro

Do povo de Guiné.

Ôia, todo mundo qué, qué, qué, qué,

Chico Prêto feiticeiro.

Do povo da Guiné.





Baixa! Baixa! Oh virgem da Conceição

Maria Imaculada para tirar a perturbação

Se tiveres praga de alguém,

Desde já se retirado.

Levando para o mar ardente...

Para as ondas do mar sagrado...




Nenhum comentário:

Postar um comentário