domingo, 8 de maio de 2011

Exu

EXÚ ou ÈSÙ









NOTA: As duas formas de escrever o nome do Orixá estão corretas; na língua Yorubá não exsite a letra "x", usa-se a letra "s" com um ponto embaixo que tem o som de *xi*.







*Èsù é o síwájú (o primeiro a ser cultuado), ele é o primeiro Òrìsà a ser cultuado em qualquer rito. 
Isso se explica devido ao seu papel de energia condutora, propulsora, recapacitadora e reconstituidora.


É graças a energia de Èsù que o sangue circula em nossas veias, que o ar se movimenta, que caminhamos, que falamos; enfim sem Èsù tudo estaria paralisado, estagnado, sem desenvolvimento.


Cada ser vivo, elemento e localidade tem seu Èsù próprio.


Ifá diz:


Se alguém não tivesse seu Èsù em seu corpo, não poderia existir, não saberia que estava vivo, porque é compulsório que cada um tenha seu Èsù individual.


"Ntori pé Èsù bí Olódùmarè é ti mòó sí, ni pé irú ònà nkan gbogbo tó jé isée rè, enikéni ti Èsù bá sì wá pèlú rè, Èsù yi, ò n láti móo se àwon isé yí ni ònà tí ó jé ìrànwó ati àgbéga orúko àti agbára gbogbo fún Olúwaa rè."


"Em virtude da maneira que Èsù foi criado por Olódùmarè, ele deve resolver tudo o que possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e de suas obrigações. Cada pessoa tem seu próprio Èsù; o Èsù deve desempenhar seu papel, de tal modo que ajude a pessoa para que ela adquira um bom nome e o poder de desenvolver-se."


"Olódùmarè fez Èsù como se fosse um medicamento de poder sobrenatural próprio para cada pessoa. Isso quer dizer que cada pessoa tem à mão seu próprio remédio de poder sobrenatural podendo utilizá-lo para tudo o que desejar. Èsù exerce as mesmas funções para todos os ebora. Só os seres humanos não podem ver seu Èsù pessoal. Os ebora, os Òrìsà e todos os Irúnmalè podem ver-se a si próprios, acompanhados de seu Èsù, fato que lhes permite executar tudo o que têm necessidade, de acordo com as maneiras específicas e os deveres de seu Èsù".


Èsù está relacionado em várias passagens de Ifá e dentro do rito ao número 1; isto refere-se que a adição de uma unidade ao número redondo (200) evoca a continuação, o número redondo, ao contrário, marca uma paralisação na numeração, logo, por analogia, uma paralisação das relações sociais das partes, um limite.


Todo o sistema Afrô está interligado à condição da oferenda (ebó) com a finalidade de restituição de energia, redistribuindo o àse, é o único meio de conservar a harmonia entre os diversos componentes do sistema, entre os dois planos da existência, e de garantir a continuidade da mesma.


É Èsù quem faz cumprir esse processo para o equilíbrio de tudo que existe.


É a devolução que permite a multiplicação e o crescimento; é como se um processo vital equilibrado, impulsionado e controlado por Èsù, fosse baseado na absorção e na restituição constantes de matéria.


Nesse princípio de restituir que Èsù está ligado com o destino individual, tendo o poder sobre òna burúkú (caminhos condutores de elementos negativos) e òna rere (condutores das boas coisas, tanto no òrun como no àiyé).


Èsù fica à esquerda do caminho e daí controla a entrada e a saída de todo o tráfego, mas é a encruzilhada de três caminhos (orita), donde os caminhos se encontram e repartem seu local preferido.


Essa imposição de Èsù controlar tudo nos caminhos, de fechar e abrir os caminhos, não está ligada ao fato de que façam o gosto de Èsù como muitos pensam, e sim pelo fato que Èsù cobra para permitir salvaguar e desenvolver a existência individualizada, a de cada ser a quem Èsù acompanha e representa.


Como Èsù é a interação de todos elementos, suas cores representativas deixam isso bem claro: o preto, o vermelho e o branco.


Deixando claro também que Èsù Òrìsà não tem nada haver com Èsù "rodantes", que incorporam, esses Èsù rodantes são égúns, não energia ebora.


Assim como Olódùmarè representa o princípio da existência genérica Èsù é o princípio da existência diferenciada.


Muitos tentam deturpar os ritos Afrôs atacando a figura de Èsu, querendo relacioná-lo com a maldade e a figura do Diabo, sabendo-se que esse elemento inexiste na cultura Yorubana, sendo o Diabo um elemento criado, inventado pela cultura Cristã e adotada pelos novos Néo-evangélicos como elemento de pressão para seus fiéis.


Òrìsà são energias da natureza condutores desta energia, inclusive de nossa energia mental, como é também o caso de Èsù. Sendo assim, recebemos tão somente aquilo que merecemos e produzimos. Se tivermos um presente de desequilíbrio, não sabendo como utilizarmos a própria natureza em sua abundância, teremos um futuro em desgraças e miséria. Se não repormos aquilo que utilizamos, nossa espécie estará condenada a extinção. É nesse ítem que Èsù cumpre seu papel, cobrando a reposição para a continuidade, equilibrando assim Òrun (o Além) e o Àiye (o mundo).


Èsù é o líder dos Òrìsà, o primogênito do Universo, o primeiro elemento a ser criado. A criança querida de Olódùmarè.


No princípio Olórun (Deus) era uma massa infinita de ar; quando começou a mover-se lentamente, a respirar, uma parte do ar, transformou-se em massa de água, originando Òrìsànlá, o grande Òrìsà-Funfun (Òrìsà do branco). O ar e as águas moveram-se conjuntamente e uma parte deles mesmos, transformou-se em lama. Dessa lama originou-se uma bolha ou montículo, primeira matéria dotada de forma, um rochedo avermelhado e lamacento (laterita). Olórun admirou essa forma e soprou sobre o montículo, insuflando-lhe seu èmí (hálito), o òfurufú (ar divino), dando-lhe vida.


Esse rochedo de laterita, era Èsù, ou melhor, o proto-Èsù, Èsù Yangí. Foi dessa mesma lama que Èsù foi criado que Ikú tomou uma porção para modelar o ser-humano. Yangí, constituído da mesma matéria de origem, converte-se assim, no primogênito da humanidade. Èsù Yangí, é o Èsù ancestre ou Èsù-Àgbà, o Èsù pé do Òkòtó (rei de todos seus descendentes), Èsù-Oba é o pai-ancestre mas, ao mesmo tempo, o primeiro nascido. Èsù é por isso o Igbá-Keta (a terceira cabaça), a terceira pessoa, o terceiro elemento.


Nas Ilés Òrìsà, cada Òrìsà possui seu Barà pessoal, o nome de cada Èsù acompanhante é conhecido, invocado e cultuado junto ao Òrìsà, como elemento indestrutívelmente ligado a este.


Ifá nos relata no Odù Ogbè-Ìretè ; que Èsù deve fazer parte de tudo o que existe: "Odù Ifá explica tudo que concerne aos vários Èsù individual. Todos ebora e os Òrìsà, que são os irúnmalè, cada um deles tem seu próprio Èsù à parte. Da mesma forma, todos os animais, cada um, tem seu próprio Èsù de acordo com a espécie. Olódùmarè criou Èsù como um ebora todo especial de maneira tal que ele deve existir com tudo e residir com cada pessoa. Em virtude de suas competências e poder de realização, de sua inteligência e natureza dinâmica, o Èsù de cada um deverá dirigir todos os seus caminhos na vida. É Ifá quem fala e revela para nos permitir sabê-lo.


Essa capacidade dinâmica de Èsù que tanto permite a Sòngó lançar suas pedras de raio como a Òsónyìn preparar seus remédios, esse poder neutro que permite a cada ser mobilizar e desenvolver suas funções e seus destinos, é conhecido sob o nome de agbára. Èsù é o Senhor-do-poder (Elegbára), ele é ao mesmo tempo seu controlador e sua representação.


Èsù carrega o Àdó-iràn (a cabaça que contém a força que se propaga).


É somente por seu intermédio que é possivel adorar as Ìyá-mi. *


Texto composto pelo Babalòrìsà Francisco d´Ósóòsì
Ilè Òrìsà Odè Inlè











EXÚ





Exú Elegbára =


*Senhor do Poder*




Conhecido como Elegbára (ele=dono, senhor ; agbara=poder), contém muitas definições e funções:




Exú Yangi =


pedra vermelha de laterita, primeira protoforma existente - água + terra -





Exú Àgbá =


pai-ancestre (representação coletiva de todos os exús individuais)




Exú Obá


rei-de-todos





Exú Alakétu =


título dado a exú pelos kétu da Bahia - rei do povo Kétu







Exú Elebo =


senhor-das-oferendas







Exú Ojìse-ebo =


encarregado-e-transportador de oferendas







Exú Elérú =


senhor do erú (carrego)







Exú Olòbe =


proprietário e senhor da faca







Exú Enú-gbárijo =


explicitador de mensagens







Exú Bara =


o rei do corpo (obá + ara)


(princípio de vida individual)










Exú Odara =


aquele que guia (mostra o caminho, vai na frente)









Exú é o 1º nascido da existência e, como tal, o símbolo do elemento procriado.


Mensageiro dos orixás , elemento de ligação entre as divindades e os homens, a um tempo mais próximo do mundo terreno e mais perto do elevadíssimo espaço celeste por onde transita Òrúnmìlà, é um orixá.


É sempre a primeira divindade a receber as oferendas, justamente para que atue como um aliado e não como um rival que perturbe os procedimentos místicos desenvolvidos durante os rituais.


Coerente com seu lugar mítico privilegiado, é ele que abre esse "corpus mitopoético" .


Princípio dinâmico e princípio da existência individualizada, Exú não pode ser isolado ou classificado em nenhuma das categorias. Ele é como o axé (que ele representa e transporta),


Participa forçosamente de tudo. Segundo Ifá cada um tem seu próprio Exú e seu próprio Olorún em seu corpo.


O nome de Exú é conhecido, invocado e cultuado junto ao orixá. E é Ifá quem revela e permite-nos sabê-lo.


O Òkòtó representa o crescimento Agbárá - poder que permite a cada um se mobilizar e desenvolver suas funções e seus destinos.


Por isso recebe o título de Elegbára (senhor do poder).


Quem delegou esse poder a Exú foi Olorún ao entregar-lhe o àdó-iràn , a cabaça que contém a força que se propaga. Esta cabaça está presente em seus "assentos", é uma cabaça de pescoço grande, e basta Exú apontá-la a algo para transmitir seu axé.


Exú Elegbára é o companheiro de Ogun.


Exú Yangi, pedra vermelha de laterita, pedaços de laterita cravados na terra, indicam o lugar de culto à Exú.


Yangi é a representação mais importante de Exú e, é assim invocado: EXÚ YANGI OBÁ BABÁ EXÚ EXÚ YANGI rei, pai de todos os Exú.


Exú Yangi é o Exú ancestre, o Exú Agbá. Oxé-tuwá, representante direto de Exú, simboliza um de seus aspectos mais importantes, o de ser encarregado e transportador das oferendas, Òjise-ebo. Exú por ser resultado da interação de um par, é o portador mítico do sêmen e do útero ancestral e como princípio de vida individualizada ele sintetiza os dois.


É por isso que frequentemente, ele é representado pela forma de um par, uma figura masculina e uma feminina, unidos por fileiras de búzios.


Exú está profundamente ligado à atividade sexual. Representados por um falo (pênis), ou suas representações simbólicas como: os penteados de forma fálica, sua arma, o ogó - bastão em forma de pênis -, sua lança; já as cabacinhas representam seus testículos.


Exú também está representado com objetos à sua boca; dedo, cachimbo e principalmente flauta, que vem representar a atividade sexual, como absorção e expulsão, ingestão e restituição, Com a flauta Exú chama seus descendentes.


Portanto símbolo por excelência da fecundidade. Exú jamais toma a forma de procriador.


Exú é cultuado tanto como lésè-égún, como lésè-orixá, e apenas por seu intermédio é possível cultuar os orixás e as Iyá-mi (mãe ancestre).


Não é apenas Òjisé-ebo, mas principalmente Òjisé, o mensageiro, fazendo a comunicação entre tudo que é oposto.


Com efeito a relação entre Exú e Ifá, é indiscutível, e Exú está representado em um dos principais emblemas característicos do culto à Ifá , o òpón, onde Exú tem sua representação em forma de rosto, de triângulos e losangos.


É no seu papel de princípio dinâmico, de princípio de vida individual e de Òjise ou elemento de comunicação, que Exú Bará está indissoluvelmente ligado à evolução e ao destino de cada indivíduo.


Como tal ele também é senhor dos caminhos Exú Olònà, e ele pode abri-los ou fechá-los. Exú fica à esquerda dos caminhos.


O elemento procriado, é a prova do poder das Iyá-mi, é o pássaro, o Elèye.


Exú foi o primeiro a usar ekódide (pena de uma espécie de papagaio) na cabeça, e foi isto que o tornou decano de todos os orixás.


Alguém que coloca ekódide na cabeça sem necessidade, provoca a cólera de Exú.


Enganosamente ou mal intencionados, os primeiros missionários que chegaram à África, compararam-no ao diabo, por algumas de suas formas, artimanhas e poderes atribuídos.


Ele tem as qualidades dos seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, havendo mesmo pessoas na África que usam orgulhosamente nomes como Èxúbíyìí (concebido por exú), ou Èxùtósìn (Exú merece ser adorado).


Como personagem histórica, Exú teria sido um dos companheiros de Odùduà, quando da sua chegada à Ifé, e chamava-se Exú Obasin.


Tornou-se mais tarde, um dos assistentes de Orúnmilá, que preside a adivinhação pelo sistema de Ifá. Segundo Epega, Exú, tornou-se rei de Kêto sob o nome de Exú Alákétu.


É Exú que supervisiona as atividades do rei em cada cidade: o de Oyó é chamado Exú Akesan.


Como orixá, diz-se que veio ao mundo com um porrete, chamado, ogó, que teria a propriedade de transportá-lo, a centenas de quilômetros e de atrair, por um poder magnético, objetos situados a distâncias igualmente grandes. 


EXU (iorubá), Embarabê (kêto), Lalu (ijexá), Elegbá ou Legbá, Bará (jejes), Aluvaiá (angolas), Bombonjira e Panjira, respetivamente macho e fêmea (congos)... E ainda outros nomes e apelidos: Barabô, Tiriri, Mojubá, Juá Maromba, Chefe Cunha, Maioral etc. Está identificado no sincretismo católico com o Diabo (candomblés bantos), Santo Antônio e São Pedro (Porto Alegre), São Bartolomeu e São Gabriel (Recife).




Na escuridão da noite mágica, Exu crava na encruzilhada sete espadas, que são os sete caminhos do seu império. Logo vem encontrá-lo seu irmão Ogun. E partem ambos pelas sendas do desconhecido, a serviço dos deuses e dos mortais.


Abridor de caminhos, intermediário das dinvindades, medianeiro entre homens e orixás, Exu é oHermes grego, com os mesmos atributos do deus grego, que os Romanos copiaram com o nome de Mercúrio.


As imagens de Hermes se erigiam no cruzamento das estradas e nas encruziladas das cidades, locais que pertencem exatamente aos domínios de Exu.




Recebia Hermes epitetos diversos: Enódios, (o que está) no caminho; Hegemon, o guia, aquele que abre os caminhos; Argeiphontes, correio, mensageiro rápido; Diáctoros, o mensageiro dos deuses. Dir-se-ia que são epítetoscunhados para Exu. Mensageiro, Exu desempenha também a missão de diplomata, devendo ser convincente e sem falhas, pelo ue também se ajusta a ele a denominação, dada a Hermes, de Meilichios, com seus múltiplos sentidos de afável, eloqüente, aquele que se exprime bem e cujas palavras são doces como o mel.


Sendo, como Hermes, Nyctos, noturno, da noite, Exu enxerga no escuro, ao desepenhar seu importante papel de observador, espião, Opópeter, sempre vigilante, cuidando do equilíbrio perfeito entre os diversos segmentos do universo. Nyctos, Exu é também Nychios, o que desce às profundezas sombrias, como Pshichopompos, o condutor das almas. Assim, é divindade ctoniana, (*) sempre associada, nas mitologias, às funções de fecundidade e procriação. 


Os neoplatônicos deram a Hermes o epiteto de Trismegistos, Três-vezes-grandíssimo, deus das revelações, e sabemos que Exu é também oráculo, consultado através dos dezesseis búzios divinatórios.


(*) Ctoniano= Do grego Chton, a Terra. São divindades subterrâneas que, embora relacionadas como mundo superior, representam a vida manifestada no subsolo. Personificam a terra-mãe e fecunda. Atingindo regiões profundas, era tidas como divindades infernais. Surgiram principalmente nas seitas órficas, pelas idéias da imortalidade e da ressurreição.


ITANS


(LENDAS)





Exu ganha o poder sobre as encruzilhadas.


Exu não possuia riquezas, não possuia terras, não possuia rios, não tinha nenhuma profissão, nem artes e nem missão.


Exu vagabundeava pelo mundo sem paradeiro.


Então um dia, Exu passou a ir à casa de Oxalá. Ia à casa de Oxalá todos os dias.


Na casa de Oxalá, Exu se distraía, vendo o velho fabricando os seres humanos.


Muitos e muitos também vinham visitar Oxalá, mas ali ficavam pouco, quatro dias, sete dias, e nada aprendiam. Traziam oferendas, viam o velho orixá, apreciavam sua obra e partiam.


Exu foi o único que ficou na casa de Oxalá ele permaneceu por lá durante dezesseis anos.


Exu prestava muita atenção na modelagem e aprendeu como Oxalá modelava as mãos, os pés, a boca, os olhos, o pênis dos homens, as mãos, os pés, a boca, os olhos, e a vagina das mulheres.


Durante dezesseis anos ali ficou auxiliando o velho Orixá.


Exu observava, não perguntava nada Exu apenas observava e prestava muito atenção e com o passar do tempo aprendeu tudo com o velho.


Um dia Oxalá disse a Exu para ir postar-se na encruzilhada por onde passavam os que vinham à sua casa. Para ficar ali e não deixar passar quem não trouxesse uma oferenda a Oxalá.


Cada vez mais havia mais humanos para Oxalá fazer. Oxalá não queria perder tempo recolhendo os presentes que todos lhe ofereciam.


Oxalá nem tinha tempo para as visitas.


Exu que tinha aprendido tudo, agora podia ajudar Oxalá.


Era ele quem recebia as oferendas e as entregava a Oxalá.


Exu executava bem o seu trabalho e Oxalá decidiu recompensá-lo.


Assim, quem viesse à casa de Oxalá teria que pagar também alguma coisa a Exu.


Exu mantinha-se sempre a postos guardando a casa de Oxalá.


Armado de um ogó, poderoso porrete, afastava os indesejáveis e punia quem tentasse burlar sua vigilância. Exu trabalhava demais e fez sua casa ali na encruzilhada.


Ganhou uma rendosa profissão, ganhou seu lugar, e sua casa.


Exu ficou rico e poderoso.


E ninguém pode mais passar pela encruzilhada sem fazer uma paga a Exu. 


O PADÊ, UMA PRIORIDADE DE EXU




Várias lendas dão Exu como filho de um rei africano, irmão de Ogun, Xangô, Oxosse ou Omolu, conforme a *nação*.


Caçula, Exu era brigão, desordeiro, dissoluto.


Por isso vivia marginalizado ou preso ou banido.


Após sua morte, já haviam se esquecido dele, quanto Exu passou a perturbar as cerimônias realizadas para os orixás.


Ao mesmo tempo, o reino foi assolado por pragas e pestes. As colheitas secaram, o gado morreu, os homens adoeceram.


Consultado um babalaô, as do dendezeiro, jogadas, revelaram que a causa das jogadas era uma vingança do príncipe Exu, que exigia, como compensação, fosse sempre servido em primeiro lugar, antes de todos os orixás.


E assim foi feito.


Exu passou a abrir a semana litúrgica e todas as cerimônias têm início com o padê.


É um rito propiciatório, ao som de cânticos entoados na língua da "nação" a que pertence o candomblé.


Consiste o padê em um prato de farofa amarela, acaçá, azeite-de-dendê e um copo de água ou cachaça, que são "arriados" para Exu, "o homem da rua", do lado de fora do barracão, na direção da porta principal.


Nas festas, o padê é geralmente precedido pela "matança", em que animais são sacrificados aos orixás, a primazia cabendo sempre a Exu.


Em alguns candomblés (e na umbanda) afirma-se que a necessidade de homenagear Exu em primeiro lugar visa a evitar que ele, espírito malévolo, possa perturbar a reunião, se não o agradarem.


Mais tradicionalmente, porém, o "despacho" de Exu consiste em enviá-lo para convocar os outros deuses, que virão comunicar-se com os mortais. Basta lembrar que padê, no idioma iorubá, significa "encontro".


Em Cuba, Exu ganhou o padê na qualidade de médico de Olofi, o deus supremo, criador do céu e da terra. Este adoeceu e foi Exu (Ekeggua) quem o curou com suas ervas medicinais.


Como agradecimento, determinou Olofi que se deveria servir Exu sempre em primeiro lugar. Vemos, assim, que Elegbá também conhece as ervas medicinais, que curam ou matam.


Seguido por seu irmão Ogun, que desemaranha o intrincado da floresta, Exu abre os caminhos para que o babálossãe, sacerdote de Ossãe, possa colher as plantas mágicas e sagradas.


Exu é o guardião da cabaça misteriosa através da qual Ossãe fala, como falavam os espíritos através de maracás dos pajés indígenas.


MORADA, COMPADRIO, PROTEÇÃO




Divindade sempre erradia, Exu tem o seu assento no quintal, fora da casa do candomblé. Sua morada fica comumente perto da entrada principal, numa casinhola com cerca de metro e meio de altura.


A pequena porta da casinhola costuma ser fechada a cadeado, evitando que Exu possa sair em horas impróprias, fazendo suas estrepolias.


Pode existir, no entanto, o Exu doméstico de um candomblé, que mora por vezes no interior da casa.


É o Compadre, nome cairnhoso e expressivo, sabendo-se que, para o povo, o compadrio estabelece laços muito íntimos, com força de familiares.


AS FALANGES DOS EXUS





Os exus trabalham para os Orixás, tendo sua hierarquia entre eles.


Como exemplo na linha do Cemitério, existe o Omulu que é o maioral no cemitério, depois vem o Pinga Fogo, Caveira, etc...Seria essa Hierarquia.


E os exus também têm suas linhas e cada um é responsável para fazer sua função; abaixo vamos ver as linhas :


LINHAS DAS ALMAS





São os que vivem onde tem almas , ou seja, na calunga*, e existem varias calungas: Calunga Grande(mar) calunga(Cemitério), Calunga Das Matas(matas).








LINHA DAS ENCRUZILHADAS





Destina-se a linha da rua, ou seja o povo da rua responsavel por todos os caminhos.O responsável por todas encruzilhadas seria o Rei das 7 Encruzilhadas.Existem vários exus dessa linha: Capa Preta da Encruzilhada, 7 Encruzilhada , 7 Estrada , 7 Caminhos , Tranca Ruas..etc.. Trabalham muito com velas vermelhas e pretas, pretas. Usam guias da mesma cor. Trabalham muito em encruzilhadas, recebem suas oferendas em encruzilhadas* e matas
* As encruzilhadas de cimento não são boas para fazer oferendas para exus, pois lá vivem muitos kiumbas, eguns, espíritos atrasados que usam os nomes dos exus para atrapalharem as pessoas.








LINHA DAS MATAS





Onde vivem os exus que trabalham nas Cachoeiras, pedreiras, em matas, rios..etc...onde a maioria são caboclos quimbandeiros, trabalham muito com ervas,gostam muito de ensinar banhos,defumações, tudo que envolva ervas. Existem vários tipos de matas, matas serradas, matas fechadas, matas em beira de estrada, de mar, onde existem os determinados exus responsáveis. São vários, alguns mais conhecidos como: Arranca Toco ,7 Cachoeiras, Pimentas ,Das Matas, dos Rios..etc...
Trabalham muito com velas verdes ,verdes e pretas ,pretas ,ervas .
Usam guias da mesma cor!











OUTRAS LINHAS





Existem as linhas dos mirins, onde cada exu tem o mirim que o representa. Trabalham com velas cor de rosa e preta, azul e preta , doces , balas , guaranás , mel , etc.O exu chefe seria o Tiriri.. e os exus mirins em sua maioria são serventia de eres.


Existem também a linha dos exus do mar, são piratas, marinheiros e exus das almas; afinal o mar é a calunga grande.Trabalham com velas pretas ,azuis ,com areia .Suas guias são da mesma cor e com conchas e búzios.


Outra linha são as dos ciganos que em sua maioria são da linha das almas, trabalham muito com anéis, jóias ,correntes , tudo envolva dinheiro, usam velas de varias cores .As guias variam bastante em correntes ,ou Amarelo e Preto.





POMBAS-GIRA





Pertencem a todas as linhas acima: Pomba-gira Cigana, 7 Saia das Matas ,Pomba-gira Menina ,Dama da Noite , Rosa Caveira, etc..





COMPANHEIRAS(OS)





Cada exu (e pomba-gira) tem sua companhia, seria como se fosse um braço direito, onde cada exu ou pomba-gira for seu companheiro vai junto. Eles tem vários companheiros mas sempre existe um braço direito, o de confiança. E isso pode variar de exu para exu, por exemplo: o Tranca Rua das Almas tem como companheira a Pomba-gira das Almas, mas talvez o Tranca Rua que incorpora no João não é o mesmo que incorpora no José, embora sendo da mesma falange, mas eles podem ter companheiras diferentes.





Médium e Exu





Todo médium que vai incorporar o seu exu, já tem um predestinado; E como é que o exu é predestinado a um médium? Por encarnações passadas.
O exu pode ser bem evoluído e pouco evoluído, em luz, força, sabedoria, onde o exu pode ensinar o médium e aprender também. A sabedoria não depende só do exu e sim do médium também, ou seja, não adianta o médium ter um exu evoluído, forte e ele ser leigo, o médium também tem que estudar, saber trabalhar, aí o médium também evolui! Deve tratar os exus, fazer obrigações,assentamentos,tem que saber tratar, por isso devem estudar.




*Calunga seriam onde os corpos das pessoas são enterradas e as almas ficam vagando, exemplo o cemitério, o mar; afinal muitas pessoas morrem afogadas,as matas..etc... 











ALTAR PARA EXÚ
Bará









Os primeiros missionários após identificarem, o que para eles era importante, o que representava este Orixá aos negros, logo o identificaram como o Diabo, talvez por alguns comportamentos que a Ele é comum, como: irreverência, prepotência, arrogância, astúcia e um ser nem um pouco puro, se óbvio comparado aos padrões da Igreja Cotólica.


Por várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos os Deuses africanos, a mais marcante e que responde sempre na mesma forma de como e tratado, se ganha o que lhe pertence, encontraremos um Orixá prestativo e presente, segurando todas nossas futuras necessidades, caso contrario devemos nos preparar, sem exagero, para alguma coisa desagradável.


Como dono das chaves, dos portais, encruzilhadas e caminhos, deve sempre ter suas saudações, obrigações e cortes, este último quando necessário, feitos em primeiro lugar, assim nos humanos garantimos a segurança de nosso ritual, assim como no ritual e o Orixá responsável pela boa abertura dos trabalhos, esta para nossos negócios e vidas, destrancando caminhos e abrindo portas, ou trancando e fechando, dependendo de nossos merecimentos e cumprimento de tarefas.


Uma de suas características mais marcantes, esta presente em uma das milhares lendas existentes sobre este Orixá, conta a lenda que certo dia Bará desafia Oxalá, a discussão em pauta era saber quem era o mais antigo, logo Aquele que deveria receber mais respeito, e se tornar o soberano em relação ao Outros, após uma batalha cheia de peripécias e truques, Oxalá domina a cabaça de Bará, onde esta sua concentração de poderes, tornando-lhe assim seu eterno servo.


Exu serve como intermediário entre os Orixás e nós, homens. É a força da criação, é o princípio de tudo, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula da criação da vida, aquele que gera o infinito, infinitas vezes. É o primeiro passo em tudo.Está presente, mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. É a capacidade dinâmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos, que carregam em seu plexo este elemento dinâmico denominado Exu. No candomblé é chamado Bára, ou seja, “no corpo”, preso a ele. É a abertura de todos os caminhos e a saída de todos os problemas. Aquele que ludibria, engana, confunde; mas, também ajuda, dá caminhos, soluciona.


Seu símbolo não é o tridente associado ao diabo, mas sete ferros voltados para cima representando os sete caminhos do homem, os sete chacras (pontos de captação, distribuição e armazenamento de energia), as sete cores, as sete auras. É o mais humano dos orixás, sendo uma divindade de fácil relacionamento. Sua função de contato entre o homem e os demais orixás faz com que supere o real, e atinja o mágico. São os orixás que respondem no jogo de búzios, mas é Exu que traduz a resposta.


Não é dele a responsabilidade de decidir o que é certo ou errado; apenas realiza a tarefa para a qual foi invocado. Teria mesmo papel que o deus Mercúrio na mitologia grega.


Para se ter uma noção do comportamento e da regência paradoxal de Exu, cito um de seus Orikís (versos sagrados), que diz:


“Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que jogou hoje!”.

























CORES
Vermelho (ativo) e preto (absorção de conhecimento)




SAUDAÇÃO 
Laroiê Exu (“Salve Exu”), Alúpo ou Lalúpo; Èsù yè, Laróyè (Salve Èsù).




DOMÍNIO 
Encruzilhada, portas, caminhos, movimento, cosmo





ANIMAL
Cachorro





ELEMENTO 
Fogo






VELAS
Preta (conhecimento) e vermelha (coragem)




DIA DA SEMANA 
Segunda-feira





NÚMEROS
01, 07 e seus múltiplos





GUIA
Corrente de aço (para alguns), vermelho escuro (Legba), vermelha








OFERENDA
Pipoca, Milho torrado, 07 batatas inglesas assadas e azeite de dendê








ADJUNTOS
Legba com Oiá Timboá, Lodê com Iansã ou com Obá, Lanã com Obá ou com Oiá, Adaqui com Oiá ou com Obá, Agelú com Oxum Pandá e as vezes com Oiá





METAL
Bronze (elemento vermelho –renascimento), mas prefere acima de tudo o barro, lama de onde surgiu. Ferro bruto (minério). Terra.





INSTRUMENTO 
Tridente





FERRAMENTAS
Corrente, chave, foice, moeda, búzios, entre outros





AVE
Galo Vermelho





QUATRO PÉ 
Cabrito branco osco mais ou menos marrom





SÍMBOLO
Ogò (porrete em formato de okani (phalus)–representando a fertilidade) e àdó (cabaça) e o Òkòtó (uma espécie de caracol).










AJEUN
Come de tudo. (Pois ele é quem restitui tudo).






PROFISSÃo: Comerciantes, vendedores, militares e jornalismo.





PEDRA
P preciosa Laterita (Yangì).





O QUE FAZ
Vigia as passagens, abre e fecha os caminhos.Por isso ajuda a resolver
problemas da vida fora de casa e a encontrar caminhos para progredir,além de
proteger contra perigos e inimigos.





ONDE RECEBE OFERENDAS
No Canto das Encruzilhadas.





PLANTAS
Pimenta, Capim Tiririca, Urtiga. Arruda, Salsa, Hortelã.





PRESENTES PREDILETOS
Dinheiro, Velas, suas Comidas e Bebidas preferidas, Charutos (Exu) ou
Cigarros (Pomba-gira).





QUIZÍLIA
Comidas Brancas e Sal.




PARTES DO CORPO
Cavidade do Orì (cabeça), cavidade do útero, sensação de sede e fome, atividade sexual, placenta fecundada, os pés, fígado.







TOQUES
Bravum (preferido), Agere, Ilù, Hamunyia, Ego. 




SINCRETISMO
*Bará Lodê: São Pedro, quando faz adjuntó com Iansã, São Benedito com faz adjuntó com Obá.


*Bará Lanã: Santo Antônio do Pão dos Pobres


*Bará Adaqui: Santo Antônio


*Bará Agelú: Menino no colo do Santo Antônio


Sincretismo: indevidamente diabo, pelos católicos.


Equivalências Tarot: carta n.º 15


Baralho cigano: carta n.º 1





CARACTERÍSTICAS




Os omo (filhos) de Èsù têm uma personalidade muito forte e marcante, fazem de tudo para ajudar as pessoas que gosta. São fortes e geralmente atingem seus objetivos. São francos, inquietos, rápidos, atentos. Tem muita vaidade e gostam de disputar espaço. Na Astrologia, está associado aos signos de Gêmeos (Mercúrio) Casa 3 e a Escorpião (Plutão) Casa 8. Devem sempre se afastar de brigas, bebidas, drogas e más companhias.


Homens: sempre altos, com bom porte físico e olhar fixador.


Mulheres: estatura média, olhar forte, com corpo bem definido, esguio.




A palavra EXU em iorubá significa “ESFERA”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. 


***Gostaria de salientar que as características, animais e ferramentas podem obter uma pequena diferença conforme cada Nação, assim como os adjuntós e sincretismo, estas diferenças podem ser manifestadas, no jogo de búzios, como peculiaridades de cada Orixá.


EXU NA PARCERIA










A MULHER DE EXU:




Assim como seu parceiro de santo, a mulher de Exu é dotada de muita sensualidade. Mas isso não é uma característica que ela vai deixar transparecer com facilidade. Pelo contrário, sempre tentará escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá fazer isso durante toda a vida se não se sentir segura com seu companheiro. E segurança emocional para uma filha de Exu significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma grande cumplicidade. Aí sim ela se soltará e se mostrará como realmente é: extremamente sensual. Só que, para revelar-se plenamente, deverá ser conduzida, porque a filha de Exu costuma ser passiva nas artes do amor. Se seu companheiro entender isso, poderá contar com uma excelente resposta da parte dela.
AFINIDADES:
A mulher de Exu combina com os filhos de quase todos os Orixás, mas se dará melhor com os de Oiá, Oxum, Ewá, Oxumaré, Oxalá, Oxóssi, Ogum e Oxanguiã.







O HOMEM DE EXU:




EXU, o Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz de seus filhos homens pessoas com enorme poder de sedução. Afinal, cabe a ele o papel de dar continuidade à espécie. Por essa mesma razão, quando sua parceira engravidar ele não sairá de perto dela, para garantir sua posse e a do filho. Mas justamente por ser extremamente sensual, e também por ser versátil, será capaz de agir dessa forma com várias pessoas ao mesmo tempo. O mais interessante de tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve vínculos amorosos e sexuais. Por essa razão, não é difícil reconquistá-lo. Principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceira iinteressada em tê-lo de volta.
AFINIDADES;
O homem de Exu é compatível no amor com as filhas de Oxum, Oxumaré, Oiá, Oxalá, Exu, Oxóssi e Iemanjá.
-













SIMPATIA PARA ATIVAR A SEXUALIDADE


Ferva 1 1/2 litro de água, uma rosa vermelha e outra amarela (sem os talos), três paus de canela, três flores vermelhas de papoula, a casca de uma laranjam a casca de uma maçã vermelha, erva-mate, uma fava de noz-moscada ralada e uma colher de chá de açúcar cristalizado. Deixe em ebulição por cinco minutos. Quando esfriar, coe a mistura e acrescente três gotas de essência de almíscar e três de essência de sândalo. Três dias antes da Lua cheia, tome banho com esse líquido, do pescoço para baixo. O material coado deve ser entregue a Exu aos pés de uma árvore frondosa e sem espinhos, juntamente com a vela vermelha. A seguir, lave uma pedra de quartzo citrino em água temperada com sal e açúcar. Coloque-a com um ímã e uma moeda de cobre dentro de um saquinho de cetim vermelho. Costure-o com linha vermelha e pingue no pano uma gota de cada essência que você usou. Leve o patuá junto ao corpo.




SIMPATIA PARA LIVRAR-SE DO MEDO
Para livrar-se de medos não justificados e, assim, encontrar mais caminhos abertos para a felicidade, você precisa primeiramente de três limões galegos. Descasque-os sem deixar que as cascas se partam. Costure um saquinho de morim vermelho e coloque as cascas dentro dele. Guarde esse saquinho numa panela de barro com tampa. Sete vezes por dia, pegue o saquinho e aspire profundamente o cheiro das cascas, sempre dizendo:
"Exu, em ti confio. Leva meus medos embora, Compadre".
Quando as cascas perderem o cheiro, troque-as por outras e continue aspirando-as até se sentir completamente livre do problema. Os limões descascados podem ser usados normalmente.




PREPARO DOS ALIMENTOS E BEBIDAS PARA EXU E POMBA-GIRA





PADÊ DE EXU: 1 xícara de farinha de mandioca, 1 colher (sopa) azeite de
dendê, sal, cebola, camarões secos (opcional). Aquecer o azeite. Refogar a
cebola e os camarões. Juntar a farinha e o sal (se precisar mais) e deixar
dourar. Servir com bifes.


BIFE DE EXU : 2 bifes macios, azeite de dendê, alho, sal, pimenta, cebola.
Temperar os bifes com alho, sal e pimenta. Fritar no azeite. Enfeitar com a
cebola em rodelas e servir com farofa.


ANGU: 2 colheres (sopa) de fubá, 1 xícara de água, sal, alho, azeite.
Colocar o fubá de molho na água fria. Refogar o alho. Juntar o fubá e o sal.
Cozinhar, despejar numa tigela e cobrir com o molho.


MOLHO: 250 g miúdos de boi misturados (fígado, rim, coração etc), cebola,
tomate, pimenta, cheiro verde, alho, azeite, sal, vinagre. Colocar os miúdos
picados em vinagre e sal. Refogar os temperos, juntar os miúdos e água.
Cozinhar.


FAROFA DÁGUA: 1 xícara de farinha de mandioca, um pouco de água, sal, azeite
de dendê (opcional ) Esquentar a água com sal e azeite. Ir misturando aos
poucos à farinha, para ficar úmida mas bem solta. Servir com bifes.


BATIDA DE CÔCO- misturar 1 dose de cachaça, 1 de leite de coco e açúcar a
gosto.


MELADINHA- tirar 1/4 de uma garrafa de cachaça; completar com mel, misturar
bem e deixar curtir por uma semana.


ANISETE- colocar um punhado de erva-doce em meio litro de cachaça e deixar
por 1 semana. Juntar 1 xícara de calda de açúcar e coar.


LICOR DE CANELA- colocar um punhado de canela em meio litro de cachaça e
deixar por 1 semana. Juntar 1 xícara de calda de açúcar e coar.


ERVAS


Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem
exerce suas atividades lucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são
comestíveis, porém em grande quantidades causam diarréia de sangue. Das
sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por
ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.


Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta
ao entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns. Na medicina
caseira, é usada para debelar as inflamações da boca e garganta.


Angelim-amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se
de madeira de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô
dos filhos de Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a
finalidade de destruir os fluidos negativos que possam haver, realizando um
excelente descarrego nos filhos de Exu. A medicina caseira indica o pó de
suas sementes contra vermes. Mas cuidado! Deve ser usada em doses pequenas.


Aroeira: Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a
Exu e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos
fortes de descarrego e nas purificações de pedras. É usada como adstringente
na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de
inflamações do aparelho genital. Também é de grande eficácia nas lavagens
genitais.


Arrebenta Cavalo : No uso ritualístico esta erva é empregada
em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em
magias para atrair simpatia. Não é usada na medicina caseira.


Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a
indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas
nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois
se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada
como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à Umbanda.
Em seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seu
sumo curar feridas.


Avelós - Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a
purificação das pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é
usada socada. A medicina caseira indica esta erva para combater úlceras e
resolver tumores.


Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é
empregada nos pactos com entidades. Não é usada na medicina popular.


Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote
das ondas negativas e eguns. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de
sarnas, tumores e doenças venéreas.


Beladona : Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos
sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça atividades
lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta planta também provocam
grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio
ativo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções
sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas.


Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo
utiliza suas folhas, socadas, para apressar cicatrizações de feridas.


Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se
restringe a banhos fortes para proteger os filhos deste orixá. Não possui
uso popular.


Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de
limpeza e o bulbo nos banhos fortes de descarrego. Esta batata combate
reumatismo, menstruações difíceis, flores brancas e inflamações vaginais e
uterinas.


Cajueiro: Suas folhas são utilizadas pelo axogun para o
sacrifício ritual de animais quadrúpedes. Em seu uso caseiro, ele combate
corrimentos e flores brancas. Põe fim a diabetes. Cozinhar as cascas em um
litro e meio de água por cinco minutos e depois fazer gargarejos, põe fim ao
mau hálito.


Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usadas em
defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois
essa defumação destrói eguns. Não possui uso na medicina caseira.


Cardo-santo: Essa planta afugenta os males, propicia o
aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais. Na
medicina caseira suas folhas são empregadas em oftalmias crônicas, enquanto
as raízes e hastes são empregadas contra inflamações da bexiga.


Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu
sumo serve para fazer a purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer
parte do axé de Exu onde se depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou
bichos de quatro patas. Na medicina caseira ela é indicada para menstruações
difíceis.


Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bulbo
é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira :
corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se
pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de
Ogum e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades
e objetos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como emoliente.


Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e
limpeza. Substituiu em parte, os sacrifícios a Exu. A medicina caseira
indica os galhos novos desta planta para curar úlceras.


Erva-preá: Empregada nos banhos de limpeza, descarrego,
sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como
aromatizante e excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas
articulações, causadas pelo artritismo.


Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de
limpeza e descarrego. Na medicina caseira, ela é utilizada nas afecções
renais e nas diarréias.


Fedegoso Crista-de-galo: Esta erva é utilizada em banhos
fortes, de descarrego, pois é eficaz na destruição de Eguns e causadores de
enfermidades e doenças. Seus galhos envolvem os ebó de defesa. Com flores e
sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em
locais; é denominado "o pó que faz bem". Na medicina caseira atua com
excelente regulador feminino. Além de agir com grande eficácia sobre
erisipelas e males do fígado. É usada pelo povo, fazendo o chá com toda erva
e bebendo a cada duas horas uma xícara.


Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o
fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para
limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho
pertencentes ao deus da liberdade.


Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou
ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. É empregada também em banhos
fortes nas pessoas obsediadas. No uso popular, suas folhas são cozidas para
tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.


Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este
vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu. Não
possui uso na medicina popular.


Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de
cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abôs de quaisquer
filhos-de-santo. Na medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando
cortes, acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando
as folhas socadas sobre os ferimentos. O suco desta erva, puro ou misturado
ao leite, ameniza as conseqüências de tombos e quedas.


Juá - Juazeiro: É usada para complementar banhos fortes e
raramente está incluída nos banhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são
usados para cobrir o ebó de defesa. A medicina caseira a indica nas doenças
do peito, nos ferimentos e contusões, aplicando as cascas, por natureza,
amargas.


Jurema Preta: Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, a Jurema
Preta é usada nos banhos de descarrego e nos ebó de defesa. O povo a indica
no combate a úlceras e cancros, usando o chá das cascas.


Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos
recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos
propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruente
e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de assentos mornos
com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.


Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos fortes para
descarregar os filhos atacados por eguns. Suas flores enfeitam a casa de
Exu. Popularmente, é usada como adstringente e a infusão das flores é
indicada para inflamação dos olhos.


Laranjeira do Mato: Seu uso se restringe a banhos fortes, de
limpeza e descarrego. Na medicina caseira ela atua com grande eficácia sobre
as cólicas abdominais e também menstruais.


Mamão Bravo: Planta utilizada nos banhos de limpeza,
descarrego e nos banhos fortes. Além de ser muito empregada nos ebó de
defesa, sendo substituída de três em três dias, porque o orixá exige que a
erva esteja sempre nova. O povo a utiliza para curar feridas.


Maminha de Porca: Somente seus galhos são usados no ritual e
em sacudimentos domiciliares. O povo a indica como restaurador orgânico e
tonificador do organismo. Sua casca cozida tem grande eficácia sobre as
mordeduras de cobra.


Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o
ebó de Exu. Suas sementes socadas vão servir para purificar o otá de Exu.
Não tem uso na medicina popular.


Mangue Cebola: No ritual, a cebola é usada nos sacudimentos
domiciliares. Corte a cebola em pedaços miúdos e, entoando em voz alta o
canto de Exu, a espalhe pela casa, nos cantos e sob os móveis. Na medicina
caseira, a cebola do mangue esmagada cura feridas rebeldes.


Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de
ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio,
do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem
para cobrir o terreiro em dias de abaçá. Na medicina caseira é indicada para
debelar diarréias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens
vaginais, põe fim ao corrimento.


Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos,
nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do
pescoço para baixo. O povo a indica como regulador menstrual, beneficiando
os órgãos genitais. Utiliza-se o chá em cozimento.


Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego,
muito procurada para sacudimentos domiciliares. O povo a indica em cozimento
nas dispepsias e como excelente adstringente.


Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir
larvas astrais. As pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos
com pano ou papel, para depois despachá-la na encruzilhada. O povo indica o
cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pés e pernas, com
banho morno.


Mata Pasto: Seus galhos são muito utilizados nos banhos de
limpeza, descarrego, nos sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo a
indica contra febres malignas e incômodos digestivos.




Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles de sete, cinco,
ou três folhas, todos possuem o mesmo efeito, tanto nos trabalhos rituais,
quanto na medicina caseira. Esta erva é utilizada por seus efeitos positivos
e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boas vindas. Na medicina
caseira é excelente para curar feridas.
Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos
banhos de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas,
além de entrar nos assentamentos dos mensageiros Exus. No uso caseiro, suas
folhas atuam como emolientes.


Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de
descarrego ou de limpeza. Não possui uso na medicina caseira.


Pau D'alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos
sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas,
misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar
o banho, arrie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência em uma
encruzilhada tranqüila. Na medicina caseira ela é usada para exterminar
abscessos e tumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os
tumores. O cozimento de suas folhas, em banhos quentes e demorados, é
excelente para o reumatismo e hemorróidas.


Picão da Praia: Não possui uso ritualístico. A medicina
caseira o indica como diurético e de grande eficácia nos males da bexiga.
Para isso utilize-o sob a forma de chá.


Pimenta Darda: "Aplicada em banhos fortes e nos
assentamentos de Exu. Na medicina caseira, suas sementes em infusão são
anti-helmínticas, destruindo até ameba.


Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com
aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e em algumas
ocasiões substitui o sacrifício de Exu. Suas sementes são usadas pelo povo
como purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos é de grande
eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse
leite contém uma terrível nódoa que inutiliza as roupas.


Pinhão Coral: Erva integrante nos banhos fortes e usadas nos
de limpeza e descarrego e nos ebó de defesa. Na medicina caseira o pinhão
coral trata feridas rebeldes e úlceras malignas.


Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas aplicações descritas
para o pinhão branco. É poderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e
também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os galhos. Não possui uso na
medicina popular.


Pixirica - Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e
Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que propicia a solução de
problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia maléfica. Na medicina
caseira ela é indicada para as palpitações do coração, para a melhoria do
aparelho genital feminino e nas doenças das vias urinárias.


Quixambeira: É aplicada em banhos de descarrego e limpeza
para a destruição de eguns e ao pé desta planta são arriadas obrigações a
Exu e a Egun. Na medicina caseira, com suas cascas em cozimento, atua como
energético adstringente. Lavando as feridas, ela apressa a cicatrização.


Tajujá - Tayuya: É usada em banhos fortes, de limpeza ou
descarrego. A rama do tajujá é utilizada para circundar o ebó de defesa. O
povo a indica como forte purgativo.


Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de
descarrego e limpeza. É usada nos ebó de defesa. O povo a indica para tratar
úlceras e feridas malignas.


Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou
descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas
a Exu. O povo utiliza o cozimento de suas folhas como um energético
desinflamatório.


Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta
umas pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida,
reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para
desocupar casas e, colocadas embaixo da língua, desodoriza o hálito e afasta
eguns.


Urtiga Branca: É empregada nos banhos fortes, nos de
descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos assentamentos. O
povo a indica contra as hemorragias pulmonares e brônquicas.


Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do
ritual, pois entra nos banhos fortes, de descarrego e limpeza. É axé dos
assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de defesa. Esta planta socada e
reduzida a pó, produz um pó benfazejo. O povo indica o cozimento das raízes
e folhas em chá como diurético.


Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos
pessoais e domiciliares. Não possui uso na medicina popular.


Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos
sacudimentos domiciliares. Não possui uso na medicina caseira.


Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou
descarrego. São axé nos assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa. O
povo indica esta erva para os males dos rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário