domingo, 8 de maio de 2011

Eres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Erê - é o intermediário entre a pessoa e seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá.
A palavra Eré vem do yorubá, iré, que significa "brincadeira, divertimento". Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Ere(não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.
O Erê é às vezes confundido com ibeji, que na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade, que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.
________________________________________________________________________________


No Candomblé, Erê ou Eré (do iorubá iré, "brincadeira, divertimento") é tido como um espírito que se manifesta no início do transe do iniciado e serve de intermediário entre este e o orixá e traz suas mensagens (pois, no Candomblé, o orixá não fala). O comportamento do iniciado em estado de erê tende a ser infantil, fugindo do caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Mostra-se irrequieto, barulhento, às vezes brigão. Os erês recebem nomes ligados ao orixá do iniciado: Pipocão e Formigão, para os filhos de Obaluaiê; Pingo Verde e Folhinha Verde, para os de Oxóssi; Rosinha, para os de Oxum; Conchinha Dourada para um de Iemanjá, por exemplo.



Na Umbanda, erês, ibejada, dois-dois, crianças, ou ibejis são entidades de caráter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características de sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda.
São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibêji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Vítor, Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.


Diz-se que os pedidos feitos a uma criança incorporada (frequentemente de cura) normalmente são atendidos de maneira bastante rápida, mas a cobrança dos presentes prometidos também é e as "travessuras" que podem fazer a quem não cumpre a promessa podem ser terríveis.


(fonte http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Er%C3%AAs)


______________________________________________________________________



São apegados aos seus apetrechos. Cada um deles tem uma mania: chupetas, bonecas, carrinhos,bonés,marias-chiquinhas,travesseiros, talco, etc.
Sempre quando estão em terra esperam muitos agrados, adoram doces, guloseimas, balas, pirulitos e adoram um grande bolo todo confeitado e um "Parabéns à você" para eles cantarem e apagarem as velinhas.
São muito sensíveis, então, por esse motivo nunca devemos deixá-los vir sem uma festinha. Eles esperam por isso.
São entidade de grande sabedoria, que entre brincadeiras soltam as "verdades" que muitas vezes precisamos ouvir.
Para agradá-los sirva uma boa porção de doces regados a bastante mel, num parque ou num jardim bem florido. Com certeza eles virão para ouvir seus pedidos. 


Por Mãe Silmara (http://www.girasdeumbanda.com.br/giras_eres.asp)


________________________________________________________



No Candomblé, Erê é o intermediário entre a pessoa e o seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exacto entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa a sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos do seu Orixá.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Durante o ritual de iniciação no Candomblé, o Erê é de suma importância pois, é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do orixá do recém-iniciado.
O Erê às vezes confundido com Ibeji, na verdade é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Erê é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iyawo segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas chamado Apanan.
A confusão entre Ibeji e Erê é muito frequente, ao ponto que em algumas casas de candomblé e batuque Ibeji é referido como Erê (criança) que se manifesta após a  chegada do orixá, em outras são cultuados como Xangô e ou Oxum crianças. Porém na verdade Ibeji é um orixá independente dos Erês. Dado o facto conhecido e recorrente de que muita gente transita entre o Candomblé e a Umbanda, é também natural que esta confusão se acentue, dados os conceitos e entendimentos diferentes que existem nas duas religiões e que muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar.
Na Umbanda, Erês, Ibejada, Dois-Dois, Crianças, ou Ibejis são entidades de carácter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características da sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibeji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho e Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.

51 comentários:

  1. vcs conhecem ere de oxum com o nome de andorinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço um ere com este nome mais e de Oxóssi não de oxum , o de oxum e mais pingo de mel , pepitinha, pingo de ouro etc Oxóssi; fotinha ,andorinha...ect

      Excluir
  2. Vcs conhece rosinha da cachoeira sou filha da oxum obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço mto bem.
      Trabalho com essa florzinha linda é uma menininha mto meiga as vezes bagunceira .
      Um amor de criança

      Excluir
    2. ola alguem conhece ere aninha da cachoeira

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ola @Andre_Gamereii, eu queria saber mais sobre Rosinha da Cachoeira, tipo o que ela come, como é a imagem dela...

      Excluir
    5. Oi, minha menina se chama florzinha da Cachoeira!ela adora amarelo, gosta de guaraná mas prefere água! E na questão de doces, come mas prefere frutas! Não é muito chegada a pirulitos e balas

      Excluir
    6. Oie eu tbm só filha de oxum e é muito difícil acha estória de ere eu tô procurando o da minha tbm "pingo de mel"

      Excluir
    7. A minha tbm e florzinha da cachoeira

      Excluir
  3. Vcs conhecem a erê fio de ouro, da Oxum?

    ResponderExcluir
  4. Vcs conhecem a erê fio de ouro, da Oxum?

    ResponderExcluir
  5. Sou filha de oxum e queria saber mais um pouco pois so tenho12 anos e ja encorporo nela e nao sei. Qual e a minha ereia ou o meu ere de oxum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie eu tbm só filha de oxum e o nome da sua era demora mais aparece você vai ver e sua era vai ser menina por responde o orixa

      Excluir
  6. Marcia Ferreira a minha esposa incorpora a menina Rosinha da Cachoeira.
    É muito esperta, inteligente e brincalhona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber mais sobre ela, o que ela come,, como é a imagem dela... não acho nada sobre ela....

      Excluir
    2. Eu tbm tenho a aninha da Cachoeira

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sou filha de Oxumarê e sou o opostu de tudo que se refere a ela isso é normal ou erarão meu santo

    ResponderExcluir
  9. Sou filha de Oxumarê e sou o opostu de tudo que se refere a ela isso é normal ou erarão meu santo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sou filha de oxum iponda mas nao sei o nome do meu ere pq nao imcoeporei ainfa mas ja sinto fortes irradiaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie eu tbm só de oxum Iolanda o nome da minha ere e " Pingo de mel" e a sua era vai ser menina por responde o orixa nossa mãe e linda

      Excluir
  12. Sou filha de oxum iponda mas nao sei o nome do meu ere pq nao imcoeporei ainfa mas ja sinto fortes irradiaçoes

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber sobre o Ere Raio se sol da Praia

    ResponderExcluir
  14. e sobre a ereia Raio de sol da cachoeira. claramente são filhos de Oxum. Mas gostaria de saber mas sobre eles

    ResponderExcluir
  15. Sou filha de oxum e a minha ere éCatarina dourada. Ele é muito esperta mas emotiva.

    ResponderExcluir
  16. Sou filha de oxum e meu erê é raio do sol

    ResponderExcluir
  17. Siufilha de oxum e meu ere e pingo de ouro alguém conhece ?

    ResponderExcluir
  18. Sou filha de oxum minha ereia e flozinha da cachoeira
    Alguem conhece

    ResponderExcluir
  19. Bom dia queria saber a história de rosinha do jardim ?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde sou filha de oxum e minha ere se chama rosa branca ja ouviram falar?

    ResponderExcluir
  21. Sou filha de oxum alguém sabe sobre pepita

    ResponderExcluir
  22. Sou filha de oxum..
    Conheci Terezinha da cachoeira como agradar ela ?

    ResponderExcluir
  23. Terezinha da cachoeira sou filha de oxum mas.nunca tinha visto ela como agradar

    ResponderExcluir
  24. Oi bom dia,vocês têm história da erezinha iara sou filha de oxum,nunca soube nada dela

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber se existe a erea águas claras, já procurei algo sobre ela e não achei
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Alguém conhece a ereia florzinha?

    ResponderExcluir
  27. Sou filha de Xango e Oxum,e a minha ere se chama raio de sol, alguém conhece esse ere?E podem me falar sobre ela?

    ResponderExcluir
  28. minha ere é aninha das rosas, e so sei que ela ama comer rosas, sejam brancas, vermelhas ou amarelas, ama rosas.Mas queria saber mais informaçoes sobre ela

    ResponderExcluir
  29. Olhaaaa sou nova por aqui . Pois bem o nome da minha erê é folhinha dourada ... Mas eu nunca ouvi fala dela.. alguém sabe me dizer algo ?

    ResponderExcluir
  30. Sou filha de oxum apara meu ere é pepita gostaria de saber sobre ela?

    ResponderExcluir