domingo, 8 de maio de 2011

Ciganos(as)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Ciganos são uma classe de espíritos que incorporam nos terreiros de umbanda.


Historia




Pertencem à uma linha de trabalhadores espirituais que busca seu espaço próprio pela força que demonstram em termos de caridade e serviços a humanidade. Seus préstimos são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em entidades conhecidas popularmente com "encantadas".
São entidades que há pouco tempo ganharam força dentro dos rituais da Umbanda. Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombas-Gira. Hoje, o culto está mais difundido, se sabe e se conhece mais coisas sobre essas entidades, chegando algumas casas a terem um ou mais dias específicos para o culto aos espíritos ciganos.
Não tem na Umbanda o seu alicerce espiritual, como dissemos; se apresentam também em rituais do tipo mesa branca, Kardecistas e em outros rituais específicos de culto à natureza e todos os seus elementos, por terem herdado de seu povo, o cigano, o amor incondicional à proteção da natureza.
Encontraram na Umbanda um lugar quase ideal para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade.
Na Umbanda passaram a se identificar com os toques dos atabaques, com os pontos cantados em sua homenagem e com algumas das oferendas que são entregues às outras entidades cultuadas pela Umbanda. Encontraram lá, na Umbanda, uma maneira mais rápida de se adaptarem a cultos e é por isso que hoje é onde mais se identificam e se apresentam.
São entidades oriundas de um povo muito rico de histórias e lendas, foram na maioria andarilhos que viveram nos séculos XIII, XIV, XV e XVI. Tem na sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais.
Dentro da Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
Diferentemente do que pensamos e aprendemos, raramente são incorporadas, preferindo trabalhar encostadas e são entidades que devem ser cultuadas na direita, pois quando há necessidade de realizarem qualquer trabalho na esquerda, são elas que se incumbem de comandar as entidades ciganas que trabalham para este fim, por isso, não precisam de assentamentos. Por isso tudo fica evidenciado que são entidades que trabalham exclusivamente para o bem.
Santa Sara Kali é sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.
Ciganos na Umbanda, são espiritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano.
Os ciganos em geral, tem seus rituais especificos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. A santa protetora do povo cigano é "Santa Sara Cali". Dentro da Umbanda, trabalham para o progresso financeiro e para as causas amorosas. Cheios de simpatias espitiruais, os espiritos ciganos trabalham para a cura de doenças espitiruais.
Os ciganos, dentro da ritualistica umbandista, falam a língua "portunhol", alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que eles possam a vir trabalhar na linha de Exú.


____________________________________________________________________



Ciganos na Umbanda
Pombo Gira Cigana da Estrada
Médium: Elizabeth Caetano Drumond
Psicografado em 08/08/2008
Muito se ouve falar que a linha de Cigano faz parte da Linha de Exu, que os Ciganos são entidades ainda em evolução tentando ingressar na Linha de Exu, que Pombo Gira Cigana ou Ciganinha foram as únicas Entidades Ciganas que evoluíram e ingressaram na Linha de Exu.
 Essa falta de entendimento que é na realidade uma simples dedução, faz com que muitos terreiros não deixem os médiuns trabalharem com essa linha. Chegam a dizer que são entidades sem luz.
 Vim tentar explicar um pouco como trabalha e como é a Linha de Ciganos.
 Os Ciganos são Entidades "livres". Não se faz "firmezas" ou "assentamentos" para Ciganos dentro da "casa de Exu" ou em qualquer lugar do terreiro. Quem diz que tem seu Cigano "preso" no Terreiro não passa de um mentiroso, ele tem é obsessor "preso."
Onde já se viu firmar Cigano como Guardião?
Cigano trabalha em todos os "lugares", são livres para trabalhar e precisam dessa liberdade para sua evolução, pois é dando corda que se enforca uma pessoa. E assim também se faz com desencarnado. 
Não estou dizendo que não possa ter elementos de Ciganos dentro do Terreiro, até porque muitos médiuns precisam de um ponto de fixação para poder entrar em sintonia com seus guias.
Os Ciganos não trabalham a serviço de um Orixá específico por isso não são guardiões de um terreiro. Essa linha trabalha em paralelo e conjugada com as demais, onde o seu compromisso primeiro é com a caridade e não com nenhuma outra linha específica. Os Ciganos são protetores e não guardiões. Podem trabalhar dentro da linha de Exu porém sem função de chefia e de guarda. Já os Exus Ciganos e Pombo Giras Ciganas são exus e pombo giras como outros quaisquer exercendo todas as funções que qualquer exu e pombo gira exercem. Em resumo: cigano é uma coisa, exu cigano é outra. Eles têm funções diferentes, embora a mesma origem cigana.
Os Ciganos se manifestam nos terreiros de Umbanda, justamente por Ela ser uma religião aberta e dar liberdade para qualquer linha de trabalho que venha fazer Caridade.
Por serem muito alegres,  os médiuns começaram a se fascinar, e ter excesso de culto por essa Linha. Aí começaram as vaidades, as roupas enfeitadas, bebidas, fumos, danças, firmezas, assentamentos, jogos em casa ou até mesmo no terreiro, e assim, infelizmente, muitos espíritos que ainda estavam em "desenvolvimento" para ingressar nessa Linha se perderam junto com os médiuns, e hoje podemos ver os absurdos que são feitos usando o nome de entidades de luz.
O mundo está cheio de charlatão, o pior, é que as pessoas na hora do desespero pagam o que for necessário para saber como anda sua vida, como anda seu marido, como anda seu trabalho e coisas desse tipo.
Não se pode pagar pelas graças recebidas, pois tudo o que fazemos é apenas mexer com a fé e a determinação de cada um e mostrar que todos são capazes de conseguir o que querem, claro, dentro do merecimento de cada um.
Basta saber que um pedacinho de papel, metal ou outro elemento foi irradiado por uma entidade, que vocês usam isso como um talismã e lembram de agradecer e acabam entrando em sintonia com Espíritos de Luz, a assim lembram de suas metas e lutam por elas.
Os Ciganos trabalham com os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
O Elemento Terra
Eles distinguem cada pedra e têm o conhecimento sobre elas, e assim manipulam o elemento terra. Cada pedra tem um porque de ser usada e uma necessidade. Quando é pedido para que passem a pedra em alguma parte do seu corpo ou para que a segurem, vocês estão se descarregando ou até mesmo se energizando, depende do trabalho que está sendo realizado. É na terra que se encontra firmeza para enfrentar a vida, resgatar karma e continuar o caminhar.
O Elemento Água
Podem utilizar copos ou taças com água. Através da água conseguem ver se não há maldade no que esta sendo pedido. Enxergam se há pureza no coração de cada um, pois a água serve de espelho, espelho esse que reflete o que tem dentro de cada um de vocês.
Conseguem ver com clareza o que foi feito por cada um e o por que de estarem colhendo o que não querem colher.
Os Elementos Ar e Fogo
Podem utilizar o cigarro e com ele estar manipulando dois elementos, o ar e o fogo. O fogo muitas vezes é usado para queimar invejas, miasmas, larvas e cascões astrais.
A fumaça quando é direcionada ao consulente serve para envolvê-lo numa cortina para que naquele momento os obsessores sejam confundidos e tenham a visão obnubilada e fiquem desorientados, procurando o consulente. Assim torna-se mais fácil ao sistema de defesa da Casa (através dos guardiões) resgatá-los e afastá-los.
Nem sempre esses elementos são usados de uma só vez, e quero deixar bem claro que não precisamos diretamente dos mesmos, podemos plasmá-los perfeitamente usando o ectoplasma do médium. 
Para um Cigano poder trabalhar em prol da caridade não é necessário um baralho, uma taça de vinho, ou qualquer outro elemento. Isso é mito. Eles podem usar e usam elementos da natureza em alguns trabalhos, entretanto, quando estão incorporados nos médiuns, a energia de trabalho e o próprio corpo do médium limitam a visão e o campo de ação da entidade.
Querem saber como trabalham e como são?
Muitas histórias são contadas, muitas histórias são ouvidas, mas nem tudo que é falado é verdade.
Vão para o terreiro, entrem em sintonia “com o plano espiritual”, limpem-se de suas próprias línguas e trabalhem em prol da caridade. Ajudem no que for preciso e busquem andar corretamente, quem sabe um dia vocês obtenham alguma resposta?
Lembrem sempre, que todas as entidades são iguais, trabalham juntas em um único objetivo, a Caridade.
Por que vocês encarnados querem ser melhores do que os outros, querem trabalhar sozinhos e levar vantagens com isso?
Existe uma palavrinha mágica que se chama humildade, e muitos de vocês estão esquecendo-se de abaixar a cabeça na hora e no momento certo e pedir perdão por ter se achado o dono da verdade.
Parem e pensem: a árvore para dar frutos e sombra precisa da água para germinar a terra, da terra para poder se fixar, ter um porto seguro e poder ter vida, do vento para espalhar suas sementes e assim formar uma mata, do calor do sol para o crescimento das sementes.
Agora vou mostrar como isso funciona dentro de um terreiro de Umbanda.
O médium precisa de um(a) dirigente espiritual para ajudá-lo a se desenvolver, do terreiro como um porto seguro para incorporar as entidades, de estar harmonizado com o alto para expandir a caridade, de estar equilibrado para doar energia e poder ajudar uma pessoa necessitada.
Estou falando de pessoas sérias e não de charlatães, então não sejam prepotentes, achando que sozinhos fazem Umbanda, pois por mais bem intencionados que estejam hoje, amanhã irão certamente transformarem-se em um, se deixarem-se envolver pela vaidade e prepotência de trabalharem sozinhos!
Entenderam porque não podem inventar altares, montar em suas casas, “mesinhas” para jogar baralhos, rúnas ou o que for, em nome do povo cigano? Se não, pergunto ainda:
Para onde vão as cargas, os miasmas, as larvas e cascões astrais retirados dos seus consulentes? Para o ralo do seu banheiro? Se as entidades não trabalham sozinhos, porque vocês insistem em trabalhar sozinhos? Querem ser “chefes de terreiro”? Vaidade, prepotência ou ignorância?
Não tenham excesso de culto por nenhuma entidade, isso prejudica vocês mesmos e a nós, gerando fascinação de ambos os lados, pois vocês ficam tão viciados por oferendas que só nos escutam se estiverem oferendando alguma coisa, aí para sermos escutados começamos a pedir oferendas. Assim ambos nos perdemos.
Tudo em excesso pode ser destruidor.
Se há amor em excesso, há ciúmes e possessão,
Se há ódio, há morte,
Se há fascinação, há vaidade,
Se há alegria em excesso, há inveja,
Se há tristeza em excesso, há depressão,
Se há culto em excesso, há fanatismo.
É preciso que tudo na vida esteja bem equilibrado, e o equilíbrio tem um nome que se chama Umbanda. Umbanda é a paz interior, é fazer caridade ao desconhecido, é o amor pela vida e pelo o próximo. Umbanda é luz, vida e amor.
Laroyê!


(Retirado do site:http://www.caboclopery.com.br/ciganos_na_umbanda.htm )

6 comentários:

  1. Gostei muito da sua maneira de se expressar, eu comecei a frequentar a umbanda a pouco tempo e qd fui joga búzios e o pai de santo disse q eu estava com a áurea aberta e tb disse q eu era médium mas da umbanda, detalhe que eu estava em uma casa de candomblé, eu fiquei de m saber oq fala Pq eu fui criada na igreja católica até os 15 anos mas não gostava de imagens, eu via vultos e sempre tive medo de escuro e tenho até hj, depois me batizei na igreja evangélica quadrangular e a anos estou afastada e com depressão, agora q frequentando a casa de u.a amiga da umbanda eu fui perdendo o medo de ir e hj faço um tratamento espiritual q está me ajudando muito, e só sei q tenho uma cigana que me acompanha, mas ainda não sei qual cigana é. Disseram que eu não estou preparada pra saber ainda, então eu procuro saber oq posso sobre a umbanda e pretendo continuar a frequentar e até desenvolver se eh receber a permissão.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua maneira de se expressar, eu comecei a frequentar a umbanda a pouco tempo e qd fui joga búzios e o pai de santo disse q eu estava com a áurea aberta e tb disse q eu era médium mas da umbanda, detalhe que eu estava em uma casa de candomblé, eu fiquei de m saber oq fala Pq eu fui criada na igreja católica até os 15 anos mas não gostava de imagens, eu via vultos e sempre tive medo de escuro e tenho até hj, depois me batizei na igreja evangélica quadrangular e a anos estou afastada e com depressão, agora q frequentando a casa de u.a amiga da umbanda eu fui perdendo o medo de ir e hj faço um tratamento espiritual q está me ajudando muito, e só sei q tenho uma cigana que me acompanha, mas ainda não sei qual cigana é. Disseram que eu não estou preparada pra saber ainda, então eu procuro saber oq posso sobre a umbanda e pretendo continuar a frequentar e até desenvolver se eh receber a permissão.

    ResponderExcluir
  3. Quem vem de berço podem não deve minha mediunidade vem de berço vejo e sinto meus guias e tambem espiritos desemcarnados levei séculos andando jogando passando mal perdendo tudo em minha vida o mundo espiritual vinha nos meus sonhos antes das coisas acontecerem eu ja via no meus sonhos antes minha pomba gira apareceu na minha vida com 15 anos d idade uma mediunidade vinda por Deus sem desimvolvivento é diferente não me desimvolvi em lugar nenhum minha intuição vai alem todos jogos confirmaram minha mediunidade de berço totalmente diferente de quem entra pra terreiro na vaidade na vontade de ter santo e arruma dinheiro oq vem por DEUS VEM DE NASCIMENTO EU SÓ PROCUREI ORIENTÃO com quem eu vi que dava pra confiar por que o vem de Deus é puro mesm hoje tô bem graça a Deus mas antes eu nem conseguia dormi minha pomba gira m amostro até a tronqueira dela em sonhos a cigana vem com a minha vidência em sonhos tenho prazer de m aprenta em seu terreiro e da essa entrevista pessoalmente pra quem quizer ouvir qualquer jogo de taro verdadeiro vê a minha mediunidade de berço por que a minha cigana aparece na hora quando abrem as cartas qualquer lugar.oq vem de nascença é diferente não é obrigada a bota roupa em lugar nem só precisa de orientação q as vezez tb n precisa os guias da a orientação com eu se eu n der a comida da minha pomba gira ela vem logo no meu sonho n m deixando dormi só para quando eu dou a comida dela oq é vem de berço vem feito me pordoe fala isso agradeço muito a Deus por ter m dado essa mediunidade pura natarual sem ninguém bota a mão em mim .

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho meu alta depois que fiz ele sinto uma enorme proteção na minha vida eu só tenho meu anjo da guarda aceso quando jogavam pra mim e diziam sobre minha mediunidade eu não acreditava passei acredita pelo atraso de vida que eu tinha nd dava certo depois falaram da minha cigana eu tinha sonhos premonitorios ms nunca pensei q era videncia cigana quando falaram eu fiquei assustada na hora eu não sabia mandaram eu fazer um teste no baralho cigano fiquei com medo um belo dia entrei na loja de macumba pra compra vela d 7 dias derrepente veio o baralho na minha cabeça assustada ainda eu comprei ms n usei no msm dia deixei guardado um belo dia e resolvi fazer esse teste q mandaram eu fazer pra ter a prova q eu eu tinha cigana eu embaralhei as cartas fiz uma pergunta eu vi a resposta me arrepiei toda na hora senti a presença da entedida perto de mim chorei m apavorei hoje tô feliz por isso e vejo quem medium de berço é totalmente diferente a mediunidade de berço já vi entidades antigamente eu dismaiva na hora hoje graça a Deus to bem .

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras! Sabias e envolvente!
    Sou espírita, umbandista com mto amor e tenho mta gratidão por ter conhecido pessoas sempre do bem! obrigada por passar um pouco do seu conhecimento! Axé!

    ResponderExcluir
  6. As Palavras usadas em cada linha ficou transparente ,considerável está mensagem 🤗, me batizizei ontem , na linha dos ciganos ,,, estou vivendo um mundo bem diferente dá umbanda , já frequentei muto terreiro ,mas não consegui ficar muto tempo , acredito que os médiuns , queria que eu saísse fora ,, tem muita gente boa , e a maioria contas e lagarto tbm que gosta de alfinetes quem chegar depois deles ,
    Ainda bem que meu caboclo me avisou ,,, não fui ao centro trabalhar ,só recebi a notícia de madrugada , através de uma média , na qual a que eu o tempo desenvolvimento , unha amizade com ela
    Então quem está começando agora as se desenvolver , seja esperto ou espera de perguntar sobre tudo , não fiquem a merce de quem e médium ,,,, mas chega no pai ou mãe dá casa ,perguntem ,
    Sobre tudo que está ao seu redor , nunca esperando né , que não vai dar do ceu o interesse é do médium , que entrou , porque é um egoísmo tão gande que o s terreiris que frequência que dava nojo de olhar pra certos médiuns lá dentro ,,masvdepos fiquei sabendo , o porquê de tudo ,, porque Eu sou de Quinbanda , e a minha nha cigana e Hindu , nd me acrescentou esse terreiro
    Só me fez alerta ,, Que a minha forca , e não a meus orixás e que podem me ajudar ,, mas nd!
    Vivendo e aprendendo 😍

    ResponderExcluir