domingo, 8 de maio de 2011

Nana




Nanã Buruku é uma orixá muito antiga e por isso muito respeitada e reverenciada. É considerada uma das mais antigas divindades das águas. Não das águas turbulentas de alto mar, como Iemanjá, nem das águas calmas dos rios, reino de Oxum, mas das águas paradas dos lagos e dos lamacentos pântanos, que lembram as águas primordiais que Odudua encontrou no mundo, quando iniciou a criação deste.


Seu instrumento de culto é o ibiri (cetro de palha da costa, talos de dendezeiro e búzios).


Os filhos de Nanã devem usar colares de cor branca com listras azuis.


Seu dia na semana é a terça-feira.








Nàná Buruku




É conhecida como a Santa mais velha da seita.Na sua oferenda usa-se o obé(faca)de madeira,que é anterior ao ferro.Prefere ao satô(um ritmo de dança)entre todas as outras quando dança.Todas as Eleguns de Nànás trazem na mão um cajado,no alto do qual está um pedaço de galho.Parecem rememorar a peregrinação por ela realizada no passado.Vão-se apoiads em seus bastões,andando um pouco de lado com passsos lentos.Os pés tocam o chão com certa precaução,suas atitudes imitam a fadiga de uma longa viagem.de vez em quando param,para saudar, e depois arqueiam o corpo para trás.nesse momento os que assistem devem sustentá-las para evitar que caiam.Os Eleguns de Nàná dançam com a dignidade que convém a uma senhora idosa e respeitável.seus movimentos lembram um andar penoso.Ficam apoiadas num bastão imaginário,que os eleguns,curvando-se para frente,parecem puxar para si.Em certos momentos viram-se para o centro da roda e colocam seus punhos fechados um sobre o outro,parecendo segurar o bastão,num gesto semelhante aos praticantes na África.
O seu fundamento encontra-se nas águas paradas dos lagos e nas águas lamacentas dos pântanos.estas lembram as águas primordiais que Odùdùwa(segundo a tradição do Ifé) ou Oranyan(segundo a tradição de Oyo)encontraram no mundo quando vieram à terra.
Nàná também é conhecida por Iniê e parece desempenhar um papel de Deus Supremo nos seus orikis(rezas).Em todos os templos há um assentamento sagrado,salpicado de vermelho,reservado a ela,no qual só ela pode tocar.sua roupa também é salpicada de vermelho e parece coberta de sangue.É a orixá que obriga os fons(tribos) a falar nagô(iorubá) e a que mata uma cabra sem utilizae uma faca.
É a ancestral feminina de todas as divindades aquáticas.Esposa mais velha de Osalá,mãe de omolu e Òsumàré.É a purificadora da atmosfera,a divindade das chuvas e seu elemento é o barro que moldou o mundo.Está associada à água,à lama e a morte.Os mortos e os ancestrais são seus filhos e são simbolizados pelas hastes do atori ou nervura das palmeiras,dos quais é formado o Ibiri(espécie de vassoura).Dizem que ela nasceu com o Ibiri,não lhe foi dado por ninguém.
É filha do pássaro Atiorô da cidade de Ofé,e é a orixá da justiça,Nàná não roda na cabeça de homem.
A dança dos pratos,que é uma festa especialmente preparada para Nàná,é feita no Brasil somente pelo Gantois,na Bahia,pois no meio da cerimônia Nàná aconchegou-se e disse a hora e o dia em que ia morrer.
Assim foram os segredos,encantos e mistérios de Nàná,assim foram os feitos e efeitos de suas magias..."
Orixás,O segredo da vida - Pai Cido d'Osun revela os mistérios do camdomblé
Motivo Editorial ltda






Elemento e força da natureza correspondente à Nanã, são todas as águas e também o fluído animal.




Dia da semana
Ela atua todos os dias das 18hs às 0hs, porém seus dias de maior vibração, são os sábados e domingos.


Chacra atuante
frontal e cervical





Planeta regente
Lua (no quarto crescente) e Mercúrio


Cor vibratória
violeta ou roxo





Cor representativa
roxa (roupas, etc.)


Cor da guia (colar)
roxa e branca


Saudação
Saluba Nanã


Negativo
Nanã Burucum (vide nota *)





Amalá
caruru sem azeite e bem temperado


Otí
gua mineral, água natural ou champanhe


Local de entrega
igual ao das Almas


Comando da falange de Nanã
Cabocla Janaína


Representação no ponto riscado
uma cruz




NOTA: Nanã é conhecida na Umbanda, por dois nomes distintos:
Nanã Buruquê, a positiva, Avó de Oxalá e Nanã Burucum,
a negativa, Mãe de todo Exu.


NOTA *: Ela é conhecida por dois nomes, pois ela comanda o ponto 0na escala das freqüências, sendo portanto o ponto de partida e retorno das ditas freqüências; porém não são duas, mas sim uma única vibração.


NOTA No 1: Na época de Lua Cheia, não se deve apanhar água na cachoeira, pois virá com lama e sedimentos.


NOTA No 2: Na época de Lua Minguante pode-se entregar descargas, porém nunca iniciar qualquer trabalho, pois o mesmo estará fadado ao fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário